Prova do Cederj comentada 2009.1

GABARITO PROVA CEDERJ 2009.01 – DIVULGADO PELA BANCA DA PROVA NO SITE DO VESTIBULAR CEDERJ.

Gabarito Questões Objetivas – Comum a todos os cursos
01 C
02 D
03 E
04 D
05 E

OBSERVAÇÕES A RESPEITO DA PROVA - LARYSSA
Todas as questões objetivas acima fazem referência direta a aspectos do texto, ou seja, pura interpretação, com exceção da primeira que envolve o conteúdo “tipo de composição do texto”. Para o qual preparei o resumo abaixo.
No geral, é importante que fiquemos atentos a informações que a banca nos pede ao cobrar o conteúdo. Ou seja, não podemos ignorar que determinada questão se refere a determinado parágrafo específico ou ao texto todo.
No caso desta prova, a primeira e a última questão fazem referência ao texto todo. Enquanto as demais fazem referência a parágrafos, momentos pontuais do texto. Vamos por partes:
A primeira questão gira em torno do aspecto formal – da forma, do tipo do texto. Já a última lida com a semântica do texto por inteiro – o entendimento geral do texto.
A segunda questão está focada no segundo parágrafo, no exemplo do francês que é desenvolvido e usado como argumento pelo autor.
A questão três refere-se diretamente ao quinto parágrafo e a um exemplo específico exposto no parágrafo que por analogia concluímos que é “no meio do jardim havia um cágado”.
A questão quatro, por fim, toma como pauta o momento em que o autor se posiciona enquanto estdioso gabaritado para a discussão, pois, além de especialista do assunto, ele se sente diretamente envolvido no processo em questão – consolidação do acordo ortográfico.

TIPOS DE TEXTO
a) Argumentativo ou dissertativo: “Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas. A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto. A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.” (Marina Cabral)
b) Descritivo: Refere-se ao ato de descrever, propriamente dito. Podemos classificar da seguinte forma: 1. Quanto ao modo de construção: a) Descrição objetiva: o descritor retrata o “objeto” de forma precisa e imparcial, limitando-se aos aspectos exteriores. b) Descrição subjetiva: o redator, fazendo uso expressivo de adjetivações, descreve o “objeto” de forma emotiva, na tentativa de tornar o leitor seu “cúmplice”;  2. Quanto ao objeto descrito: a) Descrição estática. Ex: descrição de uma árvore. b) Descrição dinâmica. Ex: descrição de um gol em uma partida de futebol.
c) Expositivo: O texto expositivo tem a finalidade de construir ou transmitir conhecimento.
Assim, dentre suas características temos:
- máximo de precisão e rigor nos conceitos e informações utilizados;
- geralmente este texto explica ou fundamenta as informações com base em dados objetivos, cientificamente comprovados;
- predomínio da função referencial da linguagem;
- linguagem precisa, objetiva e impessoal, de acordo com o padrão culto e formal da língua;
d) Injuntivo: Neste texto a linguagem direta, clara e objetiva, pois sua finalidade é levar ao leitor a um objetivo claro, ou seja, ao preparo do alimento, aos cuidados com determinado remédio. Ex: Bula de remédio, receita de bolo, manual de instrução, campanhas de conscientização.
e) Narrativo: É o relato de fatos ou acontecimentos. Estes podem ser reais ou fictícios. São vividos por indivíduos, envolvem ação e movimento.  Assim, em uma narrativa podemos identificar os seguintes elementos: a) o fato: que deve ter seqüência ordenada; a sucessão de tais seqüências recebe o nome de enredo, trama ou ação; b) a personagem: protagonista, antagonista, secundário. c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato; d) o momento: o tempo da ação

OBS: Como a própria questão demonstra, um texto dificilmente será todo escrito dentro de um tipo. Quando dizemos que um texto é argumentativo ou narrativo é uma generalização das características que o texto apresenta



OUTROS CONCEITOS ÚTEIS PARA A PROVA DA UERJ E PARA A PROVA DO CEDERJ
Gêneros textuais ® Carta pessoal, comercial, bilhete, diário pessoal, agenda, anotações, romance, resenha, blog, e-mail, bate-papo (chat), orkut, vídeo-conferência, fórum, aula expositiva, virtual, reunião de condomínio, debate, entrevista, lista de compras, piada, sermão, cardápio, horóscopo, instruções de uso, inquérito policial, telefonema, história em quadrinho etc
Gêneros literários
“O trabalho do poeta consiste em explorar as potencialidades da linguagem. (...) E é isso que a literatura faz: quebra a rotina da linguagem, incita o leitor a pensar e aguça sua curiosidade intelectual” – Douglas Tufano.
1) Gênero lírico: texto em que predomina a expressão individual do “eu”, por meio de uma linguagem muito bem trabalhada, sobretudo no ritmo e nas imagens poéticas.
2) Gênero narrativo: texto em que alguém (narrador) conta uma história em que há personagens que executam suas ações num certo espaço físico, durante certo tempo. As peripécias da história constituem o enredo da narrativa. A narrativa pode ser elaborada em verso ou em prosa.
3) Gênero dramático: drama quer dizer ação. Aqui o texto é conduzido pelos personagens que tomam a palavra para contarem suas histórias.
Sinonímia e antonímia
Sinônimos são palavras de sentidos idênticos ou aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Antônimos são palavras de sentido contrários entre si.


X X X

QUESTÕES DISCURSIVAS - CURSO DE PEDAGOGIA – DIVULGADO PELA BANCA DA PROVA NO SITE DO VESTIBULAR CEDERJ.

QUESTÃO 1
a) Os dois sistemas de grafar as palavras são o fonético e o etimológico.
b) Pelo sistema fonético, grafam-se as palavras da maneira como são pronunciadas; pelo
sistema etimológico, as palavras são grafadas de acordo com sua origem.
QUESTÃO 2
a) As vozes marcadas são as dos personagens D. Ortografia, Pedrinho e boneca Emília.
b) Provavelmente, as pessoas conservadoras como “a velha Ortografia Etimológica”
protestariam porque a grafia “omem” sem H constitui um “erro”, segundo as regras da
ortografia vigente.
QUESTÃO 3
a) Um exemplo de pedagogia ativa encontra-se, entre outras possibilidades, na frase
“– Quer dizer que agora ninguém mais erra? – disse Pedrinho?”
b) A atitude dos personagens é caracterizada pela curiosidade, pelo posicionamento crítico,
pela reflexão.
QUESTÃO 4
a) A expressão “Esse movimento” refere-se ao movimento pró-ortografia fonética.
b) O trecho que comprova a vitória parcial do movimento é aquele em que se comenta a
grafia das palavras com H inicial (cf. parágrafos 11, 12 e 13).
QUESTÃO 5
a) A idéia de que a língua inglesa é “a mais rica de todas”.
b) D. Ortografia justifica esse ponto de vista dizendo que “os ingleses são homens
práticos”.


Informações:


Nome do arquivo: Prova do Cederj comentada 2009.1.doc
Tamanho: 34 KB
Clique para fazer o download do arquivo 

0 Response to "Prova do Cederj comentada 2009.1"

Postar um comentário

Powered by Blogger